Atenção

O Doa a Quem Doer adverte:

Se você possui sintomas como idolatrite aguda, alienaçao ou coisas parecidas, em relação a artistas gospel, religião ou outros; Ou ainda, se você prefere não enxergar a verdade, e o mundo gospel como ele realmente é, não leia este Blog!

sábado, 14 de novembro de 2009

Análise CD "Meu Alvo" Kleber Lucas


Há algum tempo não se via um excelente trabalho chegando no mercado. Meu Alvo de Kleber Lucas, veio para salvar o cantor da onda de CD's ruins que lançou nos últimos anos. Desde "Casa de Davi, Casa de Oração", não tinhamos um bom trabalho de Kleber.
Apesar do cantor ser muito criticado pela sua voz fraca e quase sempre desafinada, neste novo trabalho, ele nos surpreende com sua performace vocal. O disco foi gravado "Ao Vivo", que de ao vivo mesmo, só as palmas e a voz do povo. Nitidamente em algumas canções podemos perceber que ao todo o CD foi feito no estúdio. Até porque, NUNCA, que Klebinhu, cantaria tão perfeitamente ao vivo... rs.
Composto por 14 canções, abrindo o CD temos "Resplandece". A canção aborda o tema, que segundo o cantor seria o tema central do trabalho: missões. Tudo começa animado e vai tomando uma forma mais balada, ao fundo, temos as palmas do público sincronizadas com os toques da batera. É uma das únicas músicas que já escutei, que fala sobre missões e que não é chata.
Em seguida, a música título do CD, "Meu Alvo", uma das melhores canções do álbum. A letra é maravilhosa, sabe aquele tipo de música que você escuta uma vez e sai cantando o dia inteiro?? Pois é, é uma declaração de que "o nosso alvo é Cristo". Com participação especial de Fernandinho, que caiu muito bem na música, ao final da canção, o público puxa o coro principal da canção. É bem emocionante, principalmente o coro: "Vou avançar, eu vou crescer ninguém vai me deter. Meu alvo é Cristo, meu alvo é Cristo". Se esta fosse a canção de trabalho, seria bem escolhida.
Na terceira faixa, a tão falada música "Efatá". Num estilo meio latino, com violões guitarras e alguns efeitos, é uma música de regozijo, mas que não supera a anterior, a canção é bem repetitiva mas por outro lado é curtinha. Já dá pra imaginar Klebinhu com aquelas dancinhas que só ele faz nos shows, rsrs.
"O nome de Jesus", sem dúvidas é uma das melhores interpretações do CD, ou talvez a melhor. No estilo, piano e voz, a canção fala do poder que há no nome de Jesus, quando as coisas não vão bem. É muito linda. Sem falar que qualquer um que nunca escutou Kleber Lucas, ao escutar esta faixa, vai dizer que Kleber arrebenta cantando.
A música de trabalho, como de praxe na MK, mal escolhida pra representar o álbum. "Incendeia" é uma música boa, mas é chata, é a mesmice de sempre, só escutando pra você tirar a conclusão. O tema central da música é exortação.
O nome mais esquisito de música gospel que já vi, porém a canção me transportou para outro lugar. "Ziguezagueando" é aquele tipo de canção pra você colocar para tocar e clamar a presença de Deus e a unção. É pura unção, entra com certeza pro hall das melhores canções da carreira de Kleber. Todas as pessoas que escutam ficam maravilhadas com a canção.
"Toque da Tua Glória", é outra canção gostosinha e animada do CD, é uma promessa da Glória de Deus sobre a terra e as nações. Destaque para o coro cantando "e e e ioaaa" num ar meio africano, rsrs. As cordas e metais dão o charme da canção.
Ainda no clima animado, chega "Bom Samaritano", com participação de Nívea Soares, a canção é um clamor pelas nações, a lá Fernanda Brum, rsrs que nunca se quer botou os pés na África que tanto disse que ia...
Novamente dando um ar bem latino ao disco, "Minha Casa", apesar de ter um ritmo legalzinho, é aquele tipo de música que só está no CD pra completar 14 músicas. Um grande defeito da MK, encher linguiça nos CDs. O que salvou a música, sem dúvidas, foi o estilo.
Na décima faixa "A Música de Deus", é uma poesia cantada, não tem nada muito empolgante na canção.
Em seguida, "Uma mulher de Fé", retrata o poder de uma mulher que tem fé e ora... A música é estilo voz e violão, a interpretação ficou bem bacana. Mas não ganha de "O nome de Jesus".
" A voz do Pai", é o tipo de música que não faria falta se não tivesse entrado para o CD.
A faixa "Eu te louvarei", é o estilo de música que Kleber Lucas as vezes dá uma explorada e fica muito bom pra ele. Músicas de adoração/ entrega, com pitadas de soul, esta música é linda. Destaque para o piano e a guitarra, que dão todo o toque mais levado ao black spiritual. Se tivesse mais vocal, ficaria perfeito.
Pra fechar com chave de ouro, "Graça" é como se fosse uma continuação da anterior. Porém, com um ar mais congregacional / tradicional. O diferencial desta canção, é que o coral canta praticamente toda a música e Kleber Lucas só canta um trechinho no final da canção. A música ficou linda, é um estilo que Kleber Lucas tem facilidade de explorar e poderia até trabalhar mais nisso.
Como um todo, o disco é excelente e você com certeza não vai ouvir apenas uma vez. Principalmente porque a voz de Klebinhu ajudoou desta vez, rsrs.
Musicalmente o trabalho é muito bem produzido e as canções são profundas. Vale a pena COMPRAR o CD. Mesmo que você esteja colaborando para sustentar o luxo da família Oliveira. Mas pense pelo lado músical da coisa... é um CD ótimo.
Destaque para as faixas: Meu Alvo, O nome de Jesus, Ziguezagueando, Toque da Tua Glória, Eu te Louvarei e Graça.
Tiramos o chapéu para este álbum, um dos melhores da carreira de Kleber. Veio pra salvar, já que os dois últimos Cds foram um fracasso né Klebinho?!? Vale a pena dizer que o DVD, recém lançado também, é uma produção excelente e inovadora.
De vez em quando a MK investe em quem realmente merece. Tudo bem que a voz dele não é das melhores, mas o que Kleber Lucas tem, é bom gosto musical, coisa cada vez mais difícil de se encontrar no meio Gospel.
Parabéns Kleber, levou nota 10 por este trabalho!! haha



4 comentários:

  1. Canções profundas são as antigas dele, como Aos Pés da Cruz, Deus Cuida de Mim...
    Esse álbum novo continua na onda decadente de músicas para "micareta gospel" que não tem relação nenhuma verdadeira com o estilo do cantor mas vende!
    Que desperdício de talento!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Que análise pésssima....

    ResponderExcluir
  3. eu ja ouvi o cd,e adorei,todas as musicas são otimas,e os ouros cds tambem,nao sei como esse doido varrido ai diz que os outros cds foram um fracasso,vc que e um fracasso,num sabe nem o que ta dizendo,e a voz dele num e nada feia ta seu fuleiro

    ResponderExcluir
  4. Concordo com vc quanto a voz do Kleber Lucas. Já ouvi alguns ao vivo que são de arrepiar de tanto que ele desafina, entretanto gosto muito das suas músicas e das canções mesmo assim. Discordo no que tange à música Incendeia. Deve-se primeiro analisar a letra desta música que, apesar de curta, é profunda. Juntando essa letra à música bastante ritmada, ela Incendeia o povo e olha que eu sou bastante tradicional e gosto de músicas mais adoração mas esta música é daquelas de colocar o povo para marchar por uma causa que nesse caso é a própria santificação. Eu gostei muito e estamos ensaiando para louvar com a igreja.

    ResponderExcluir