Atenção

O Doa a Quem Doer adverte:

Se você possui sintomas como idolatrite aguda, alienaçao ou coisas parecidas, em relação a artistas gospel, religião ou outros; Ou ainda, se você prefere não enxergar a verdade, e o mundo gospel como ele realmente é, não leia este Blog!

domingo, 26 de setembro de 2010

Análise: Elaine de Jesus- Show 15 anos

Foram dezenas de manifestações, entre recados e e-mails, me pedindo esta análise. Sei que Elaine de Jesus já está com CD novo, mas vamos falar um pouco sobre esse "marco" na carreira dela.
Depois de anos de carreira, a "Barbie penteca" surge com a gravação do seu primeiro CD e DVD ao vivo. Sucessos de mais de 15 anos, foram relembrados no Teatro Coliseu em Santos.
Sobre o repertório, já era de se esperar as canções escolhidas, porém podemos destacar a ausência de canções como "Olha irmão", "Isto é Deus", "Há uma esperança", além das mais antigas. Mas ela conseguiu reunir os sucessos.
Vamos analisar o CD:
Começando com "É demais", canção que estourou nas igrejas pentecostais do país no começo dos anos 2000. A abertura ficou da hora, com um ar de suspense e, arranjo vocal e cordas que arrasaram. Elaine interpreta a canção com muita autoridade à la Damares...
No mesmo clima, entoa "Abra o coração", um de seus primeiros sucessos. O público cantou com ela do começo ao fim, e tanto os arranjos instrumentais e vocais, foram preservados os originais. Assim também, o meddley, "Na unção de Deus/ Cristão/ Até o fim". Na unção de Deus, na minha opinião deveria ter sido cantado inteira, pois é uma canção que até hoje é executada nas igrejas. O destaque mais uma vez foi o público que deu show a parte. Nesta faixa, Elaine se mostra com a voz mais disposta do que nas duas primeiras faixas do CD.
"Quem chora pra Deus", também foi relembrada, canção que além de bonita teve uma grande interpretação da cantora.
Como forró não pode faltar num bom repertório penteca, Elaine relembrou em um meddley, " Explodir de Poder e Deus vai Agir", o momento agitou o público. Mas poderiamos destacar a ausência de "Isto é Deus", que na minha opinião foi o melhor forró dela até hoje. Faltou metais mais pesados na canção...
"Terremoto Santo" não poderia faltar nesta gravação. O maior sucesso do CD "Pérola" foi um dos pontos mais esperados da noite.
"Terremoto de Glória" também foi entoada num momento muito especial do show. Pessoas chorando e glorificando a Deus.
 Junto com suas irmãs, Suelen e Leize de Jesus, Elaine cantou "Pérola", canção do álbum de mesmo nome, que no evento recebeu Disco de Diamante por mais de 500 mil cópias vendidas. Ficou interessante a canção em trio, além dos órgãos ao final da que deram um ar diferente.
Do seu disco mais recente à gravação, "Transparência", a cantora entoou "Dono do Milagre", mais uma vez momento de ministração e muita unção entre os presentes. O vocal mais uma vez arrebentando... Em relação a cantora, nem parece a mesma Elaine das primeiras músicas. Nesse ponto da gravação, ela está muito mais segura e com voz firme.
Uma das canções mais lindas de seu repertório, não poderia faltar. "Cidade de Deus" caiu como uma luva entre as canções escolhidas.
A agitada "Promessas", fez o povo balançar. Mas achei desnecessário essa canção no repertório, já que era tão recente, podería fácilmente ser substituida por "Siga o Rei" do CD "Até o fim" ou outra. Percebe-se que foi colocada ali por ser uma canção bem animada.
Por que, Pastor Alexandre (marido da Elaine) e Elizeu Gomes cantaram "Braço de ferro"?
Continuando... Como é comum entre os maridos de cantoras famosas por ai, a rasgação de seda não faltou. Juntos, Elaine e Alexandre entoaram "Metade de mim". Achei legal relembrarem essa canção e acredito que poderíam ter cantado ainda, mais alguma música, de algum de seus CD's de dupla.
Outro momento celebração pop/rock da cantora, depois de "Promessas" foi em "Em tua presença", que fechou o repertório com muita animação mas nada diferente do que já vemos por aí.
Por falar em nada diferente, esse show não trouxe nada de "Oh! Que máximo!!". Quando pensamos em Elaine de Jesus, sempre esperamos algo inovador e de bom gosto, porém, me deparei com um formato de show comemorativo muito manjado. Vários retoques foram feitos em estúdio, os arranjos também não representam nada de novo. Mas vale destacar que as músicas foram bem escolhidas.
A cantora não teve um desempenho 100%. Começou cantando com muita insegurança e voz trêmula, foi se soltando depois da terceira ou quarta canção. Mostrou que voz bonita e impecável, só em estúdio mesmo.
Mas uma coisa que devemos destacar, é que Elaine ministra com muita unção e autoridade. Em nenhum momento deixamos de ouvir pessoas glorificando, chorando, vibrando na presença de Deus. O trabalho, assim como outros dela, está muito ungido.
O público deu um show a parte, cantando TODAS as canções com muita intensidade. A sonoridade do Teatro é perfeita, um ar totalmente de show (musicalmente falando).
Vale lembrar também que no DVD encontraremos mais números, como por exemplo, a canção "Tesouro do coração", cheia de participações especiais.
A capa e encarte do trabalho (CD e DVD) ficou muito legal. Graças a Deus, fugiu daquela coisa do microfone na mão e o bocão aberto. Deixa isso para a Aline Barros, (rsrs). Quem disse que capa de CD e DVD ao vivo precisa ser com foto do show?? Alguma lei??

Destaque para: "Na unção de Deus/ Cristão/ Até o fim", "Terremoto Santo","Terremoto de Glória", "Dono do Milagre" e "Cidade de Deus".

Estrelas (de 0 a 5): Pela ausência de inovação e pelo desempenho da artista no modo "ao vivo", já que se trata de um trabalho comemorativo, com melhores sucessos, avaliamos em 3 estrelas.

Penso que a música gospel num modo geral (cantores, produtores e gravadoras), precisa de uma reciclagem urgente, no que tange a show. Há um tempo atrás, os shows eram novidades, hoje em dia já podemos prevê-los antes mesmo de acontecerem. Não há mais nada de novo.
Temos que parar com essa idéia de que espetáculos são do diabo. O "mundo" está dando de 10x0 em nós, que usamos a música para adorar Àquele que criou a música para Seu louvor, Deus. É incrivel como usam a inovação, tecnologia, ritmos. Até os meddley's que fazem são diferentes. Vamos usar a arte para Deus??
A bispa Sônia Hernandes diz uma coisa que é pura verdade: "Um dia teremos que dar conta perante Deus, de tudo aquilo que o diabo roubou, e não fizemos nada para resgatar!".

59 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  2. a Barbie Penteca é muito Bom heim.
    Elaine de Jesus é a melhor no quesito Pop Penteca. não tem outra.

    ResponderExcluir
  3. Li pela terceira vez a sua analise e não gostei muito não kkkkkk. que o DVD faltou musicas a lá "Manifestação de glória /Olha irmão" tudo bem. agora tu comparar Elaine de Jesus com Damares do Mel é o fim da Picada de abelha... ninguém merece. quanto a Capa do CD/DVD Elaine sempre arrebenta e não seria diferente nesse projeto né? Elaine é Elaine.
    .
    Espero que na próxima análise seja mais "Fiel"
    com a Nani pois percebi que tu é Tiete da Cassiane que com o pior CD de carreira VIVA tu achou muito bom. haaaaaaaaaaa senta lá! /fui.

    ResponderExcluir
  4. elaine teve cançoes que marcaram a musica gospel nas antigas "poe antiga nisso musica de quando era bem muleke" mas foram marcos grandes muito conecidas como joao viu e anjos os arranjos nao sao la muito atuais mas nesse caso ela podia ter inovado mudado sei la mas na opiniao de quem a discografia completa acho que naum podia ter faltado essas cançoes


    doa quem doer tem gente te chamando de tiete da cassiane ainda kkkkk mas quem falou da cassiane nao vi isto no post

    ResponderExcluir
  5. ahhh eu naum gostei da musica perola nesse cd sei la fikou tipo nada a ve se fosse pra mostrar que as irmas tambem cantam podia ser uma musica inedita, braço de ferro nao é um sucesso dela nao deveria fazer parte do repertorio, concordo com a participaçao do PR.Elizeu ele faz parte da carreira dela mas poderia ter sido em outra cançao e cantada co Elaine

    ResponderExcluir
  6. Pela análise não posso dizer muita coisa porque não ouvi ainda o cd, mas pelo comentários final da analise sobre inovação do show dou 10 estrelas para o DOA.
    Afinal de contas, eu sou um consumido e quero coisa de qualidade bem feita, algo que realmente faça você adquirir o trabalho do artista. Como vocês falaram, no inicío era tudo novidade, tanto que comprava, agora já não faço mas isso, meu dinheiro é muito suado, e aí compro uma coisa que como falou na matéria já dar pra imaginar como será, não tem graça. Se eu fosse um desses fãs bitolados até compraria, mas como não sou, só compro o que valaha a pena.

    ResponderExcluir
  7. eu vi o dvd.. e gostei .. embora realmente o show naum tenha trazido novidadex.. ela arrebentou..
    detalhe a voz dela ta mais grave...


    melhor momento? cidade de Deus e Terremoto santo!!


    faltou tbm blindagem indestrutível e "..hj eu marquei esta reunião...."

    ResponderExcluir
  8. bem melhor que os seus dois ultimos cds!!!
    gosto dela
    tem uma unção!!!

    =D

    axo que esse novo ta bem melhor!!!

    esse cd/dvd deu um Up na carreira dela..xD

    ResponderExcluir
  9. Rapaz... Concordo em partes com vc!
    O DVD ficou lindo demais! Mas faltou músicas como Manifestação da glória, uma das mais esperadas pelo público! Pra mim a voz da Elaine surpreendeu bastante! E segundo a assessoria ela não colocou um A sequer de voz em estúdio! Eles informaram que foi tudo totalmente ao vivo e que a captação foi incrível! Faltou também a música "Ele é capaz" > Ele não nasceu e ninguém jamais o criou!
    Essa música é um marco! Mas o CD e DVD ficaram muito ungidos dá pra sentir a presença de Deus!
    Amei os medleys q pra mim foram sim inovadores e deram um UP! Agora comparar a Elaine com a Damares/semcomparação! Faltou mais músicas românticas e o Pr. Ouriel falou muito! Mas o projeto completo ficou muito bom! O CD Ao vivo ficou melhor que os 02 últimos "Sala do Trono" e "Transparência".
    Mas valeu, o próximo pela Sony vai ser melhor!

    ResponderExcluir
  10. Me desculpem.. mas..
    o que vcs querem quanto a inovação?
    Se a Aline faz um show diferente, saindo de uma plataforma, com um dvd diferente no mercado gospel.. é pq ela é muito estrela..
    Claro, existe muito do mesmo tb..

    ResponderExcluir
  11. Bom sou meia suspeita para falar da melhor cantora pop pentecostal do Brasil. Elaine de Jesus nunca repete nada do CD anterior, eu curti muito o CD quanto o DVD ficaram muito lindo e impactante Elaine de Jesus mostra a que veio e provou para todos que ser "Pentecostal" não precisa ser da "roça". que faltou mais musicas isso é fato, só que achei muito injusto apenas 03 estrelas para Nani. mas tudo bem! quanto ao novo CD CELESTIAL uhuhu está Lindissimo.

    ResponderExcluir
  12. OBS: Destaque para o Projeto gráfico do CD e do DVD algo bem inovador e impecável! Elaine de Jesus surpreendi mais uma vez e faz um dos melhores encartes e embalagem de CD/DVD do gospelete do brasil. Elaine é unica na musica gospel, que muitas tentam ser igual mais há espaço apenas para UMA BARBIE PENTECOSTAL no brasil.
    e tenho dito.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  14. Tem pessoas que querem apelar mas enfim!
    a Elaine de Jesus é a unica sem igual, e DOA A QUEM DOER Elaine é Elaine. sem mais.

    ResponderExcluir
  15. kkkk
    naum achei ruin naum...e o novo cd da cassiane ta muuuito chato....
    pelo contrário eu amei o DVD da elaine....

    ResponderExcluir
  16. Acho a Elainde de Jesus muito bonita. Mas os olhos dela ficaram um pouco arregalados nesta capa, não?

    ResponderExcluir
  17. FÃS DA CELESTIAL ELAINE: POR FAVOR, DEIXEM A CASSIANE EM PAZ. QUANDO A ELAINE DE JESUS FOR RECORDISTA DE VENDAS, ULTRAPASSANDO A MARCA DE SETE MILHÕES DE CÓPIAS VENDIDAS, QUANDO ELA GANHAR QUATRO GRAMMY LATINO COMO A SORAYA MORAES, OU QUEM SABE TRÊS GRAMMY COMO A ALINE BARROS, OU PELO MENOS UM COMO O OFICINA G3, AÍ SIM, VOCÊS PODEM SE MANIFESTAR CONTRA QUALQUER UM. E TENHO DITO.

    ResponderExcluir
  18. Fernanda querida ninguém comparou o número de vendas de ninguém eu só vi que ele comparou um cd que por sinal eh o gosto de cada um , e nem sempre boa vendagem é sinal de qualidade... Mas já que vc fez questão de colocar um enorme testo de quem vende mais, quantos cd vc já vendeu? 10 ? 15 ? 20? então fica na sua ... fika a dica....

    ResponderExcluir
  19. Realmente boa vendagem não é sinal de qualidade.
    entre o VIVA e o CELESTIAL eu prefiro mil vezes
    o Celestial... enfim.

    ResponderExcluir
  20. gente doa quem doer ñ enteressa se a nani levou so 3 estrelas o importante que pra mim ela tem todas as estrelas o celestial ta tudo que bom em curitiba o cd ñ deu pra quem quis eo ao vivo dela sem comparação ela botou pra quebra gente concerteza absoluta e nani entrou com tudo e fale oq fou vou morrer sendo fã delaa y love you nani

    ResponderExcluir
  21. elaine como sempre arebentando elaine foi super injusto so 3 estrelas mas todo mundo sabe que ela arrasa ela nunca fica so no pentecostal sempre ela e a unica que canta tudo ao mesmo tempo:pop petencosta,adoração,e petecostal,imfantil,inglês,e ainda arrasa no cd em dupla com marido nossa vcs acham mesmo que ela meresse 3 estrela me poupe

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. não essa marcou eu amo odoa quem doer mas foram super imjusto a elaine de jesus arrasa mil vazes calestial de que o viva da cassiane super sem graça a cassiane ja foi o dia de gloria dela elaine ñ tem nada ver com essas 3 estrelas vcs viajaram feio eo show dela mas e claro ta lindooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooooo elaine de jesus sempre linda e cada vez mas inovadora

    ResponderExcluir
  24. Minha filha o CD em questão é o Show 15 anos e não o Celestial.
    E a artista em questão é a Elaine e não a Cassiane.
    Obrigado!

    ResponderExcluir
  25. FÃS DA ELAINE, ESQUEÇAM A CASSANE. O ASSUNTO EM QUESTÃO É O DVD DE 15 ANOS DA BARBIE.

    ResponderExcluir
  26. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  27. Gostei desse cd 15 anos...

    Como não encontrei onde pedir,sugiro análise de Suellem Lima(cd Pra glória de Deus)

    Por favoooor !

    ResponderExcluir
  28. Todo mundo sabe que o DQD é Tiete da Cassiane,
    uma pena o mesmo não saber dar o valor que a Barbie Penteca Elaine de Jesus merece.mas tudo bem um dia Elaine de Jesus provara que é muito melhor que simples 3 estrelinhas /desabafei.
    .
    mas o Blog é ótimo, o unico pecado é não curtir muito o trabalho de uma das melhores cantoras penteca do Brasil... somente.

    ResponderExcluir
  29. Quem disse que não?
    Acho a Elaine de Jesus a melhor penteca no quesito inovação.
    Por isso dei 3 estrelas, pela falta de inovação no DVD e seu desempenho vocal.
    Se for pegar o novo CD da cantora por exemplo. Já consideraria um excelente desempenho. A volta do penteca simples, caiu muito bem para esse momento de Elaine, que vinha patinando com Sala do Trono e Transparência.
    Vamos deixar o fanatismo de lado e pensar que vcs veem as coisas como fã e eu observo no contexto geral.
    Relaxem pessoas, aqui ngm odeia Elaine de Jesus.
    Mas vcs insistem em compará-la com Cassiane. Falta de maturidade e opinião.

    ResponderExcluir
  30. Aqui ngm está comparando niguém.
    Acho que a Elaine de Jesus é muito maior do que isso. Ela não precisa que os fãs dela fiquem a comparando com Cassiane.
    Enquanto elas estão enchendo suas bolsas Channel de din din... Vcs estão perdendo tempo com discussões tão banais.
    Ninguém é tão perfeito ao ponto de acertar a vida inteira.
    O fato de Cassiane ter levado 5 estrelas,não quer dizer que daria esse mérito para CDs como Sementes da Fé e Faça a diferença por exemplo. Da mesma forma que ngm garante que o próximo será melhor.
    Como a própria Elaine canta: A roda gigante gira.

    Abaixo as discussões fanáticas desse blog!!!

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Elaine de Jesus é muito Top para ser comparada
    com a Cassiane.. enfim cada um com sua opinião.

    ResponderExcluir
  33. Vou fingir que nem vi essa postagem desprezivel do ddddddd"Comparar Cassiane com Elanie é a mesma coisa q comparar Coca-Cola com Guaraná Dolly." si a elaine eh guarana dolly vc deve ser agua suja querido(a) , no ramo pentecostal confesso que gosto muito da elaine e da cassiane...
    rir muito com a postagem do doa "Enquanto elas estão enchendo suas bolsas Channel de din din... Vcs estão perdendo tempo com discussões tão banais." concordo pelamente com vc doa a quem doer ...

    ResponderExcluir
  34. É cada uma que eu tenho que ler!
    mexeu com Elaine de Jesus mexeu comigo
    #brincadeira rsrsrsrs. mas a Nani é unica.

    ResponderExcluir
  35. Elaine de Jesus e Cassina só tem estilo de musicas iguais que é o penteca mais, são totalmente diferentes a cada novo CD Elaine de Jesus nos traz algo novo sendo bom, ou não. mas é novo. comprara-las é uma besteira. enfim cada um no seu quadrado. mas PAZ a todos.

    ResponderExcluir
  36. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  37. enchendo suas bolsas channel de din-din...
    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk
    essa foi demais....rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  38. Elaine é Elaine não precisa de elogios baratos.
    para continuar sendo a Barbie Penteca da musica gospelete Brasileira. e tenho dito. /RUM.
    .
    E por fim Nani é Digna.

    ResponderExcluir
  39. Afs eu não gosto de ficar puxando saco de cantora não mesmo pq elas estão muito bem e nóis akis e acabando nas brigas , mas isso eu não vou deixar de comentar af esse "josemarilinhares2010" carinha puxa saco do jairinho e compania viu" o Dvd nao teve o ar de nossa que surpresa mas ficou lindo demais ,e quem não é nada é você que perde seu tempo falando da elaine , comparando ela com shirley e puxando saco do jairinho enquanto todos esses como o própio doa disse estão enchendo sua bolsa channel de dindin , vamos parar com isso de ocmparar os outros af que coisa chata...

    ResponderExcluir
  40. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  41. O melhor na verdade é colocar o CD CELESTIAL
    no ultimo volume, e escutar as belas canções
    interpretadas pela Elaine de Jesus. e começar a girar na Roda Gigante da Nani. e tenho dito.

    ResponderExcluir
  42. Esse DVD só não é o melhor no quesito Pop/Penteca
    porque faltou muitas e muitas musicas da Elaine de Jesus, que fazem sucesso.Do contrário seria um DVD mais que Digno.mas não canso de ouvir e ver esse DVD, que pra quem não tem está perdendo um dos DVDS mais Dignos do meio Gospelete.

    ResponderExcluir
  43. Elaine de Jesus,é a Top no quesito pop penteca.

    ResponderExcluir
  44. ---> Concordo com a Paula. Elaine de Jesus representa muito bem o pop/penteca no brasil.
    e o DVD é muito bom... somente.

    ResponderExcluir
  45. - Queria uma analise mais digna do CD.CELESTIAL!
    iria ser bem mais Pop. do que essa do DVD.enfim.

    ResponderExcluir
  46. PAZ a Todos é isso ai! o autor do Blog não cometerá mais essa garfe, e na próxima análise dará 5 estrelinhas para Nani, Creio eu ,beijos.

    ResponderExcluir
  47. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  48. sem comentar muito, não precisa,a Elaine é a melhor e pronto.Um abraço a todos.

    ResponderExcluir
  49. Concordo A Elaine é muito boa, para depender
    de algumas estrelas.. enfim Elaine é de Jesus.

    ResponderExcluir
  50. E a Paula não cometerá mais a GAFE de escrever "garfe"!!!! hahaha

    ResponderExcluir
  51. Elaine de Jesus, amo muito Sabe representar muito bem o pop pentecostal que é marca dela
    Go Nani,quanto ao DVD está muito 10.

    ResponderExcluir
  52. Esse DVD é muito Lindo, unção pura.
    Elaine de Jesus arrebenta! ela é D+!.

    ResponderExcluir
  53. Elaine é a melhor nem se caompara a ninguem, sua voz cada vez é mais linda e ela tambem, seus cds amo muito todos. Para sempre Elaine.

    ResponderExcluir
  54. eu acho q antes mesmo da Elaine passar seu trabalho vocal ela quer passar uma coisa a mais q vcs se quer não sabem ver...que é o...proposito d Deus para todas as vidas q nem se quer o conhecem...então em invés de discusões alheias comecem a ver o Criador nas coisas e não a criatura...

    ResponderExcluir