Atenção

O Doa a Quem Doer adverte:

Se você possui sintomas como idolatrite aguda, alienaçao ou coisas parecidas, em relação a artistas gospel, religião ou outros; Ou ainda, se você prefere não enxergar a verdade, e o mundo gospel como ele realmente é, não leia este Blog!

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Análise: Aline Barros - Extraordinário amor de Deus.

Conforme vocês escolheram, mesmo que já faça um tempão, vamos analisar o “novo” CD de Aline Barros, Extraordinário amo de Deus.
Aline, sem dúvidas é um dos grandes nomes da música gospel brasileira. E mais rentáveis também... (rs). Seus CD’s são sempre muito aguardados por seus fãs que desesperadamente clamam pelos lançamentos. Conciliando com o trabalho infantil, a cantora chega a demorar 3 anos para lançar um novo álbum “adulto”.
Extraordinário amor de Deus, foi produzido pelos integrantes do Roupa Nova: Ricardo Feghali e Cleberson. Quanto às fotos e arte do CD, a Mk tentou trazer Aline Barros no melhor estilo “Diva Teen”... Do jeito que os fãs dela A-DO-RAUM!!!
Vamos ao que interessa...
De um modo geral, Aline usou e abusou do pop rock, que já havia marcado o CD anterior “Caminho de Milagres”.
Na primeira faixa, “Geração bem-aventurada” temos aquela pegada de “Vou te alegrar” do álbum anterior. A canção animada e cheia de guitarras, fala sobre a bem-aventurança daqueles que tem fome e sede de justiça, que são misericordiosos, de coração humilde, etc. Uma belíssima composição em parceria, de Aline Barros, Gilmar, Anderson Freire e Aretusa. Aliás, se tem uma coisa que este álbum não deixa a desejar é com relação às letras. Muito bem escritas e lindas melodias.
O single principal desse trabalho ficou por conta da linda e grudenta “Ressuscita-me”, do Chico Xavier da música gospel, Anderson Freire. O que o blogueiro tem contra a música?? Nada! A canção é linda, e foi a grande tacada desse álbum. As pessoas podem nem saber o nome do novo CD de Aline, mas sabem que a música é Ressuscita-me. A letra faz uma alusão sobre a ressurreição de Lázaro, trazido para a primeira pessoa, Aline clama por um milagre. Talvez seja esse o grande mistério dessa canção. Quantos de nós em algum momento temos algo impossível para ser revertido? As pessoas se identificam muito com isso. Acho que não tinha canção melhor do repertório, pra ser colocada como carro-chefe. Sem falar, que se você for em 10 igrejas, pelo menos em 7 você vai ouvir alguém cantando (rsrs). É forte candidata para ocupar o grupo dos hits mais chicletes da música gospel, aqueeeele grupo que contém: Com Muito Louvor, Preciso de Ti, Sabor de Mel, Faz um milagre em mim...
“Vitória no deserto” é aquela canção “secundária” dos CDs de Aline. À La “Apaixonado”, é o hit agitado do CD. Outra forte candidata a ser ouvida por você em alguma igreja por aí.. Nas igrejas que podem pular é claro! A letra fala da passagem do povo Israel pelo mar. De muito regozijo a canção é daquele estilo “Faça o melhor” dos Filhos do Homem.
Em seguida, “Carpinteiro”, também de Anderson Freire, vem com uma pegada envolvente. A canção fala da vida de Jesus,e de seu propósito aqui na Terra. Versa uma declaração de amor para Ele. Muito fácil de aprender, é outra daquelas que você se pega cantarolando quando menos espera.
Num estilo, “adolescente rebelde” Aline canta “Não me calarei”. (Calma, não é a letra da música, é o jeito de cantar e a pegada da música). A canção de Davi Fernandes e Jamba, apesar de ter uma letra bonita, e de muitos adolescentes gostarem, é aquela canção do disco que não faria falta, se não tivesse entrado. Mas amém né? Já viram um CD que não tenha uma “enche-lingüiça”?
“Primeira essência” é A canção do CD!! Sabe aquela música que você até se esquece de ouvir o resto do álbum e aperta o Replay? Pois é. Claro que você tem que prestar atenção na letra, porque o que eu mais vejo entre os fãs dessas cantoras, é gente que leva mais em consideração um ritmo do que uma letra... Além do mais, é difícil reconhecer que precisamos voltar a primeira essência não é mesmo?? Mas voltando a essa canção, mais uma de Anderson, é uma oração cantada daquelas boas...
Mais uma da ala “sai do chão”, “Somos livres” fala sobre a liberdade que Jesus conquistou na cruz, e instiga a igreja a fazer as obras que Deus planejou. É outra daquelas que você se pega cantando depois. Parceria de Aline e... Nada mais que Anderson Freire (rsrs).
E se você pensou que ela não gravaria versões, se enganou! “Rendido estou” é a versão de “Arms Open Wide”, claro que, do Hillsong. Mas não é que ficou boa? Na minha opinião, a melhor versão que Aline Barros já gravou, e com participação de Fernandinho. A canção começa bem lenta e vai ganhando forma ao longo do tempo, a letra é de total entrega a Deus. Outra canção que está em evidência nos grupos de louvor por aí... Uma das melhores do CD.
A nona faixa do disco, “Atitude” de Anderson Freire, dá continuidade aquele clima de entrega a Deus. A música tem uma pegada mais animada que a anterior, mas com o mesmo propósito. O estilo, voz e violão no meio da canção dá um charme.
No ritmo da anterior, e uma das mais gostosas de ouvir, “Adoração sem limites” fala sobre o desejo de adorar ao Senhor, uma linda faixa de adoração e gratidão a Deus. “O que darei a Ti pelos benefícios feitos a mim? Me lembrarei de tuas grandes obras”. Agora completem a frase: A música é assinada por Aline Barros e ... (rsrs) Anderson Freire!!
“Sonho de Cristo” e mais chavões do tipo: Desperta, geração eleita, tempo, etc... A agitada canção, instiga a pregarmos o evangelho sobre toda a nação, vivendo o amor e o perdão. A música fala diretamente com a juventude, que compram os CDs dela, (rsrs). E a parceria?? Aline Barros e Anderson Freire. Amém!! (É a última dele no repertório desse CD).
A antepenúltima faixa do disco, “Rei da Glória” é uma versão da música “King of Glory” da banda Third Day. Fala sobre Jesus e tudo o que Ele é e faz. Adoração pura, muito boa de ouvir, fechar os olhos e erguer as mãos...
Finalmente a canção que inspira o título do CD. “Deus Extraordinário” já vinha sendo cantada por Aline há algum tempo em seus shows. A música fala sobre os feitos de Deus e como Ele é grande. “Pelos seus feitos extraordinários eu te exaltarei. Grande Tu És. Te amo Deus, te honrarei. Hosanas nas alturas, Teu nome é poder para Sempre”. Por diversas vezes, o blogueiro se ouviu cantarolando essa música por aí... Mas essa canção pega, e é muito boa!! Letra e música de Aline e Clóvis Lardo.
Para fechar o CD, Aline escolheu outra versão do Hillsong United. “Teus para sempre”, originalmente “Yours forever”, é pauleira!! Fala que somos de Deus pra sempre, e que nosso alvo está nele.  Outra que reconhece o sacrifício de Jesus para nos salvar. Para terminar a canção, temos uma palhinha do público que participou da captação e deixou o CD com cara de Ao vivo.
Com certeza esse CD foi um dos grandes lançamentos do ano. Merece sem dúvidas um Grammy! É bem produzido musicalmente, o vocal é excelente e a captação e participação do público abrilhantou ainda mais o CD.
Só acho que Aline deveria variar um pouco e não ficar apenas no pop rock. Embora seja bem a cara dela. É  enfadonho também,  ver tantas vezes o Anderson Freire como autor ou co-autor das canções. Acho que esse é o maior erro de alguns cantores que insistem em gravar um monte de músicas de um mesmo compositor. Ele arrebentou nas músicas, as letras são lindíssimas, mas se torna chato. Geralmente quando o compositor está em alta é assim. Depois que o povo enjoa, ninguém mais grava e o cara some. Afinal, o que fazer com o bagaço da laranja que já rendeu tanto suco? Isso seria uma cegueira espiritual? Porque tem uma diva aí que lançou um CD meteórico (rs), cheio de composições IGUAIS, de um mesmo “vaso”. Agora, tem outra aí que está prestes a lançar um álbum desse tipo com 6 ou 7 canções de um mesmo compositor. Enfim...
Destaque para: “Ressuscita-me”, “Vitória no Deserto”, “Primeira Essência”, “Rendido Estou”, “Adoração sem limites”, “Rei da Glória e “Deus Extraordinário”.
Estrelas (de 0 a 5): 5 estrelas para um álbum que tem boa produção, boas letras (apesar da falta de novidade de autores) e excelente interpretação da artista.
Vale a pena comprar? Vale!! Ainda mais se você curtir um pop rock, rsrs.

26 comentários:

  1. esse cd vale muito a pena ser comprado. na minha opinião, o melhor de aline barros em todos os tempos, pois antes eu nao gostava mt dela, mas esse cd me arrebatou.
    e a artisa que vai lançar 6 ou 7 musicas de um mesmo artista é CASSIANE. composições de TONY RICARDO(?)

    ResponderExcluir
  2. Eu amei o cd da aline... valeu apenas esperar... e realmente a pegada pop rock é otima mais queria ver a aline com um pouco mais pop tipo do sem limites...

    ResponderExcluir
  3. O CD é show!! DQD não acho Q seja enjoativo um mesmo compositor em váááááárias faixas de um mesmo CD, o Q importa é se as músicas são boas.
    Mas nesse caso é o Anderson Freire... Tenho Q admitir Q quando comprei o CD e vi o nome dele nas composições deu um desânimo. Eu compro CDs da MK e só tem o kra. Até alguns de outras gravadoras tem ele. Mas ele é bom.
    Análise perfeita.

    ResponderExcluir
  4. Luzivan monamour lindo!!!!!
    Adorei a análise, DQD
    vou baixar o disco
    até o chão...rs

    bjoks!

    ResponderExcluir
  5. Eu tenho uma relação um tanto... Como posso dizer... "estranha" (sei que estou polemizando mais uma vez, mas não posso evitar, é mais forte do que eu rs) com a Aline Barros... Sempre gostei das músicas e letras que geralmente compõem os repertórios dela, tanto que sempre estão entre as que mais ouço; mas, sei lá, acho que não gosto muito da maneira dela ministrar. Tipo, não sinto a mesma verdade como quando eu ouço a Ana Paula Valadão, ou a autoridade que percebo na voz da Fernanda Brum e da Damares, ou a graça e simplicidade na maneira de cantar da Heloisa Rosa... Mas, enfim, não se pode negar a qualidade dos trabalhos dela, com destaque nas letras, que geralmente são lindas mesmo.

    ResponderExcluir
  6. Eskeci de comentar umas coisas: a música PRIMEIRA ESSENCIA é tão boa, Q Anderson num quis nem saber e enfiou ela no 1º CD dele, Q lançou praticamente junto com o da Aline. rsrsrsrsrsrs...
    E realmente Aline demora uns 3 anos pra lançar um CD "adulto"... pela MK né? PQ meu Deus do céu, o Q + vejo é CD dela gente! Os desvisados acho Q num sabem, mas entre "Som de Adoradores", "Caminho de Milagres" e "Extraordinário Amor de Deus" - com exceção dos infantis MK - Aline tem 7 CDs e 1 DVD (Q eu lembre) pela sua gravadora AB Records e pela Som Livre tbm: "Aline" (en español) (2005) / "Fiesta en el Jardín" (2005) / "O Melhor da Música gospel" CD/DVD (2008) / "Aline Barros para bebes" (2008) - cai feito desenho japonês quando vi esse CD! O_o -/ "¡Refréscate!" (2008) / "Consagração" (2009) / "Deus do Impossível" (2010) - fora as participações nos CDs Comunidade Evangélica da Zona Sul!
    Aff... é muita coisa! Quem reclama Q Aline demora a gravar não conhece a rotina frenética de gravações de sua diva Raleluia! Q por falar em RALELUIA, ela num diz nenhum no CD inteiro!!!! O_o

    Chocolate Gospel: se não se identificar bem, "nem água"! =P

    ResponderExcluir
  7. Gaila_x é tua opiniao, mas músicas da Aline passam a mesma verdade Q as outras pra mim... ;)

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Luzivan, mas coletâneas e relançamentos para mim não contam... E agora a Sony ta relançando DE NOVO esses trabalhos... Mas amém né.

    Gaila_X vou falar uma coisa que poderá chocar os alinetes. Você disse que não sente a mesma verdade q sente em uma ministração de Ana Paula, Fernanda ou Damares. A Aline se comporta muito mais como uma artista do que como uma adoradora... Talvez por isso que você não sente muita verdade.
    Não estou dizendo que ALine é falsa. Jamais. Mas ela demonstra se preocupar muito mais com seu lado "artista" do que com o propósito do seu ministério. Mas amém né??

    Lá na Glória a gente ve o que deu isso...

    ResponderExcluir
  10. A aline ela se volta muito nos clichês.... na hora de ministrar...
    por isso acaba passando a imagem de superficial...
    eu acho q falta a ela um pouco mais de conteúdo só... ela tem que estudar mais a bíblia...
    mas eu sinto a presença de Deus nos louvores ela veio em um culto aqui em SJC Foi culto e não Show... e gostei da apresentação... os shows dela tbm são otima ... a aline barros é a Sandy Gospel

    ResponderExcluir
  11. Ahh, eu tbm sinto! Ouvindo esse CD diversas vezes... Senti muito a unção de Deus.
    Concordo com vc, em relação aos clichês na hora de ministrar...

    ResponderExcluir
  12. Luzivan, eu não disse que não gosto das músicas da Aline, pelo contrário, eu gosto e muito, tanto que Consagração está na minha LISTA DE HINOS PERFEITOS, eu só disse que não gosto muito da maneira dela ministrar. O Doa e Box of Me, expressaram muito bem o que eu quis dizer. Concordo plenamente com as duas opiniões.

    ResponderExcluir
  13. Gostei do CD, e sabia que teria grata surpresa, a partir do momento que soube quem o produziria. Sobre as ministrações, junto-me ao coro acima. Aline está ótima cantando (sua voz melhorou muito em relação aos dois cds anteriores) porém ainda sinto falta de um maior cuidado em relação a palavra ministrada, no entanto entendo que neste CD em especial, isso não foi necessário. As canções são maravilhosas e falaram diretamente ao meu coração, sendo desnecessária qualquer intervenção de fala em algum momento, acho até que pecariam por excesso se assim o fizessem. Parabéns pela análise DQD, parabéns aos produtores do CD e parabéns a Aline, que provou ser possível, produzir trabalho altamente qualificado, desde que com as pessoas gabaritadas para tal. Bjus amigos q comentam tbm! Fiquem com Deus!

    ResponderExcluir
  14. Em tempo: Em relação a voz de Aline, quero apenas salientar que o desempenho dela melhorou muito desde os problemas nas pregas vocais, porém deixo claro q sempre gostei da voz da cantora, mesmo quando cantava em tons mais agudos, apesar de preferir sua nova performance vocal em tons mais graves.

    ResponderExcluir
  15. Gaila_x: eu tinha entendido o Q vc disse, eu Q tc errado. Foi mal. Mas acho Q kda um tem a sua maneira de ministrar...

    Aline num é chegada nuns espontaaaaaaaaaneos feito o DT, nem nos berros estridentes das pentecas de Jeová. Ela é + suave. Já fui em shows dela onde ela deu uma super palavra... Em outros, o Pr. Gilmar. =)

    DQD: eu não citei apenas coletaneas... esses aki foram lançamentos inéditos, com músicas inéditas, em suas respectivas datas:

    >>"Aline" (en español) (2005) /
    >>"Fiesta en el Jardín" (2005) /
    >>"¡Refréscate!" (2008) /

    RAQUEL RARIV: Concordo com vc. A voz da Aline está + bonita grave, do que anos atrás, aguda.

    ResponderExcluir
  16. Xico Xavier = Anderson freire 'lkkkkkkkkkkkkkkkkk muito boa
    mas o CD em sí é ótimo oa produção e tal sem contar que ela foi a única a ir no programa da XU ae já é uma moral e tanta porém tanbém concordo que ela liga mais o lado pop star do que adoradora em fim
    Boa Análise ( aplausos, aplausos..! 'kk)

    ResponderExcluir
  17. Luzivan: Estou surpresa de vc concordar com a opinião sobre os graves de Aline. Sério, já ouvi muita gente criticando muito as apresentações dela, mas acho que está melhor assim, ela cantando nestes tons mais graves, por que fica até mais fácil para a igreja acompanhar... mas como já dito acima, gosto da voz dela em qualquer uma das regiões, com uma maior preferência para os graves.

    ResponderExcluir
  18. acho a musica não me calarei uma das melhores do disco...não concordo que só enche linguiça.

    ResponderExcluir
  19. Esse cd comecei a gostar aos poucos, conforme ouvia. Acho q foi por causa da decepção na gravação que foi o cd tocando e o público cantando.

    Mas muito bom o projeto.

    Mas uma dúvida: quem é a diva ue lançou um CD meteórico (rs), cheio de composições IGUAIS, de um mesmo “vaso” ?

    ResponderExcluir
  20. A MK tem que tercerizar o trabalho de desing dos CDs. A arte gráfica deste é horrível e na capa a Aline tá no estilo daquele menina que não sabe se ama o vampiro ou o lobisomem do filme Lua Nova. Oremos!

    ResponderExcluir
  21. Esse cd é o melhor do ano, muito, mas muito bom mesmo. Amo ouvir cada músiquinha.

    ResponderExcluir
  22. " A arte gráfica deste é horrível e na capa a Aline tá no estilo daquele menina que não sabe se ama o vampiro ou o lobisomem do filme Lua Nova. "
    kkkkk, Foi o comentario mais bizarro que já li nesse blog !

    ResponderExcluir
  23. Musicas boazinhas.
    Mas parece copia da copia dos outros trabalhos.
    Sim, ressuscita-me é muito linda, fora essa algumas poucas.
    O melhor trabalho de Aline foi som de adoradores!
    Amo esse jeito meigo da Aline Cantar!

    ResponderExcluir
  24. Bons tempos dos arranjos "Roupa Nova".

    A partir do "sons dos adoradores", Aline vem desaprendendo.
    As vezes penso que seria a "unção" da MK que está acabando com esta excelente artista.

    Como sepultou muitos outros artistas.

    Aline adotou uma linha pop/rock básica e mediocre (arranjos e instrumentos básicos e sem criatividade).

    Sua grande voz e qualidade musical não merece o que está sendo feito.

    Deus é tão justo que permitiu o CD pirata e o download pela internet para que não gastassemos nosso suado dinheiro com os milhares de CD.s deste calibre, que estão sendo lançados diariamente.

    Minha oração é que sejam abertos os olhos desta adoradora (bem como dos demais que estão fazendo o atual mercado gospel) para que ela valorize o dom que Deus lhe deu.

    Para que ela coloque sua voz e talento em produções que realmente estejam a altura do seu potencial.

    Que ela faça, como os grandes artistas seculares e busque a excelencia.

    Michael Jackson, por exemplo, lançava cd.s de 04 em 04 anos, ou mais. Todavia, quando lançava era sucesso de critica e publico na certa.

    Chega de "copia da copia", que por sua vez copia o que já foi copiado...

    ResponderExcluir
  25. a MK tá de parabéns.
    esse CD tá show...

    ResponderExcluir