Atenção

O Doa a Quem Doer adverte:

Se você possui sintomas como idolatrite aguda, alienaçao ou coisas parecidas, em relação a artistas gospel, religião ou outros; Ou ainda, se você prefere não enxergar a verdade, e o mundo gospel como ele realmente é, não leia este Blog!

sábado, 24 de julho de 2010

Análise: Fernanda Brum - Glória

Mesmo inúmeras vezes criticando a postura da artista, uma coisa que não podemos esconder é que Fernanda Brum é uma excelente cantora. Seus trabalhos são sempre inovadores. (Já sei que vão me taxar de tiete da popstora, mas dessa vez tiro o chapéu pra ela).
Nem a enxurrada de lançamentos envolvendo o nome da artista, nos últimos meses. Atrapalhou o lançamento deste novo trabalho.
Antes de mais nada aviso, que não gostei do CD na primeira vez em que escutei, pareceu tão lento. Mas aí ouvindo mais umas duas vezes deu pra concluir que é bom. 
O disco começa com a canção "A Tua Glória faz". Canção de trabalho do CD, que traz aquele momento melancólico já conhecido em trabalhos anteriores de Fernanda. A letra da canção foi muito bem escrita, e ao final a música ganha certa "vida".
"Canta Minh'Alma", traz outra identidade da cantora que tem influências de rock. A canção é um pouco mais dinâmica que a primeira, tanto em ritmo quanto em letra. Fala sobre entrega. Não muito diferente, e seguindo a linha pop rock, "Vem sobre mim", é uma verdadeira oração ao Espírito Santo.
Lembram que anunciaram que iria ter canções com ritmo baiano? Pois é, acho que "Eu quero ir além" era pra ser uma delas. A primeira canção um pouco mais descontraída do CD, passa uma mensagem que é praticamente a mesma das canções anteriores. Talvez se tivessem convidado o Olodum para participar, a bateria que acompanha a canção ficaria excelente. Mas "tá dando pro gasto" (rsrs).
Em seguida, "Enquanto eu chorava" vem com o famoso tecladinho melancólico (rs), presente nas duas primeiras canções e no Cura-me. A canção vai ficando mais encorpada ao longo e fala do que Deus fez enquanto ela orava na alta madrugada. Não é ruim, mas indiferente.
A sexta canção é sem dúvidas a melhor do CD. Com participação do coral Renovasom e de Jairo Bonfim, "A Glória do Pai" é aquele tipo de canção para cantar com o coral da igreja, no grupo de louvor... É aquela música que dá o Up no repertório, sabe?? A canção fala da Glória, e dos milagres de Deus. O vocal de um modo geral, abrilhantou a música do começo ao fim e o toque latino na introdução e interlúdios também dão um "quê" especial. 
Em mais um momento rockeira, Fernanda interpreta "Máscaras". Prova de que nem os melhores trabalhos se livram das famosas músicas "enche lingüíça".
Por um momento levei um susto!! Pensei que estava prestes a escutar Fernanda Brum cantando Macarena (rsrs). "Pavão Pavãozinho" tem um toque inicial que lembra muito a canção secular "boom" dos anos 90, interpretada por "Los del Rio". Esta é mais uma daquelas onde a popstora protesta a favor dos "descamisados", como diria Evita Perón. A música é gostosinha de ouvir, um misto de ritmos bem empolgante, lembra Skank.
Recado para Fernanda: na próxima vez que você entrar numa favela ou visitar os ribeirinhos, tira uma foto e me manda!!
"A visão da Glória", mais uma do tecladinho melancólico do pastor Emerson. Música de adoração, meio chatinha no começo. Prefiro a amiga Eyshila adorando, (rsrs).
A pedra da tumba rola e eis que ressurge Ludmila Ferber, para uma participação especial na canção "Meu melhor amigo". Excelente canção de adoração, com destaque para a segunda voz de Fernanda. A música caiu como uma luva para a Pra. Ludmila que é expert neste estilo voz e violão, uma das melhores do álbum.
Na faixa seguinte, "No sangue e no Fogo", temos a popstora plagiando a expressão "Ziguezagueando" de Klebinhu. Outra canção com vocal bem presente, e que traz o estilo mais congregacional de Fernanda, ficou excelente! " Ele é general de guerra e nós somos labaredas. Andando pelo fogo, fogo. No sangue e no fogo, fogo".
Num som mais "black music", "Ninguém vai me segurar" é uma canção animada com uma mensagem de determinação bem pra cima. A guitarra presente dá um toque especial junto ao vocal.
"Serpentes no Deserto", tem um estilo bem diferenciado e um cello solando, que dá o charme da canção. A interpretação da Fernanda é ótima.
E mais uma vez o teclado melancólico de Sr. Emerson toma conta. "Um dia desses" é mais uma linda canção, tanto em letra quanto em melodia. Bem tranquila, só Fernanda, teclado e cordas.
Para fechar o álbum, "A Glória do Pai" volta só com o coral dando uma palhinha. E que palhinha!!!
O CD está muito bom, Fernanda consegue superar o álbum anterior e projetar o Glória, para mais um grande sucesso. A interpretação da popstora, não deixa nada a desejar.
A produção musical, merece um parágrafo a parte. Emerson Pinheiro tem se superado cada vez mais, os arranjos estão cinematográficos, como diria Maurício Soares. Destaque para as cordas, o piano e vocais.
As letras das canções também merecem destaque, lembrando que maioria delas foram escritas em momentos de Fernanda com Deus. Está bem poético.
Com tanto brilho nesse trabalho, nem vou comentar o projeto gráfico da capa, para não ter que descontar estrelas (rsrs).
Enfim, até merece ganhar o Grammy Latino. Só não vale ser orgulhosa, ok Brum?
Destaque para: "A Tua Glória faz", "A Glória do Pai", "Meu melhor amigo", "No sangue e no Fogo", "Serpentes no Deserto", "Um dia desses" e para o bônus de "A Glória do Pai".
Estrelas (de 0 a 5): 5 estrelas para um trabalho de uma verdadeira artista. Nem a pouca simpatia da cantora tira seu mérito. Vale muito a pena comprar.
Lembrando que parte das vendagens do CD vai pra caridade.
E que venha mais um DVD de Fernanda Brum.

34 comentários:

  1. ótima análise, só discordo em relação a musica A visão da glória..musica da alda linda
    no mais
    perfeito

    ResponderExcluir
  2. o cd realmente surpreende....
    Eu adorei... by PAMPAM....

    ResponderExcluir
  3. excelente análise,só discordo em relação a música a visão da glória q é linda d+!

    mais queria ver a análise da capa tmb..

    no mais ... adorei :)

    ResponderExcluir
  4. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  5. Excelente análise. Conforme Mayara aí em cima, discordo em relação "A visão da glória". É mais uma das ótimas composições da Alda Célia que a Fernanda grava (as anteriores "Vaso de alabastro"-CD Quebrantado coração e "Em tua presença"-CD Apenas um toque, dispensam comentários).
    Concordo também que merece o Grammy. Chega de soraya moraes e aline barros rsrs

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante desse CD, mas não vai ter matéria sobre as gravações dos DVDs da Jozyanne e da Léa Mendonça?

    ResponderExcluir
  7. O Cd é muito bom, nunca tive a experiência de ter um Cd da Fernanda e decidi comprar esse, e eu adorei. Concordo com as melhores músicas que você citou e também incluiria a música "visão da Glória". Continuo pedindo mais análises de Cds, principalmente os da Mk music. Vocês são ótimos.

    ResponderExcluir
  8. Concordei com a maior parte tbm. Só faltou dizer que "Eu quero ir além" tem um péssimo back vocal, uma letra esquisita e uma parte que torna impossível pular pra próxima ("se os teus anjos vierem aqui comigo, eu vou bailar"). Bailar eh um verbo modinha horrível!!! E a segunda música mais pesada do cd, Enquanto eu Chorava, tem uma performance rara em agudos de fernanda que fazem desta música uma das melhores do cd! =)

    ResponderExcluir
  9. Ótima avaliação... Amo os louvores de Fernanda Brum, ela é uma das melhores cantoras evangélicas q existe nesse mundo. E discondo quando dia q falta simpátia. Ela tem uma postura, é mulher de Deus, sabe se comportar. Admiro ela. Mas cada um com sua opinião.
    Mas muito boa a avaliação. Arraza Nanda, o cd tá lindo, mulher de Deus. Beijos

    ResponderExcluir
  10. 5 estrelas merecidamente pra f.brum! discordo de vc em alguns pontos: "A visão da glória" e "Máscaras" são ótimas. Já as músicas "Meu melhor amigo" e "Ninguém vai me segurar" são tão chatas... sempre pulo.

    ResponderExcluir
  11. "Meu maior desafio é vencer o medo e atravessar a corda bamba dos meus pensamentos..."
    Ninguém Vai me Segurar é boa! Até essa frase, parece que vai ser umas das melhores... mas o refrão é meio franquinho...

    ResponderExcluir
  12. Sinceramente, não achei nada demais nesse CD. Não se pode negar que FB é uma ótima cantora, mas o CD é não é nenhuma Brastemp. Acho que ela já fez CDs bem melhores, na minha opinião o melhor CD dela foi "Quebrantado coração". Gostei dos primeiros CDs tb e tb gostei de "Profetizando às nações". "Apenas um toque" e "Cura-me" eu não gostei.

    ResponderExcluir
  13. nao posso falar muito da fernanda se nao ainda vou ser morto rsrs...mas...eu que naum "escuto "muito a popstora achei esse album bem melhor que os outros...mas...vou parar por aqui se naum ja viram...

    ResponderExcluir
  14. So um detalhe basico ! A musica serpente no deserto parece ter sido feita cm cima do instrumental de uma musica da Ana Carolina, pra mim faltou criatividade pq qdo ouvi a musica lembrei da Ana na hora que e daqui da minha cidade.

    ResponderExcluir
  15. ê irmão, ta por dentro das músicas daquela sapatão lá hein... rsrs Mas concordo com vc no que tange à cópias de arranjos. Emerson é mestre no quesito "nada se cria, tudo se copia". rs

    ResponderExcluir
  16. naum gostei muito do cd.....muito comum.....so gostei do "a tua gloria faz" e dos back do "a gloria do pai"(pq a letra, é bem simples)....diferente do "profetizando" e "cura-me" q são muito bom, esse trabalho naum me surpreendeu

    ResponderExcluir
  17. Esses cantores tinham que remunera-los pelas analises que vocês fazem do cd (é claro, quando as analises são boas rsrs) porque, acredito que não só comigo, mas com muitas outras pessoas deve acontecer de passarem a gostar do cd depois de ler a analise. Eu havia ouvido o cd da Miss Simpatia mas não tinha gostado, só havia gostado mesmo da música "Canta minha alma", a segunda do cd. Depois de ler a analise deu até vontade de ouvir com mas calma pra ver se mudo dé idéia, rsrs. Eu não sei se foi nesse blog, mas eu li em algum que falava "Por onde andava Jossana Glessa" (mas ou menos assim), e nessa matéria tinham falado sobre o cd "Conquista" que era muito bom, e depois que li procurei o cd (agora com a tecnologia de baixar fica bem fácil, rsrs)para ouvi-lo e, realmente o cd é ótimo, de muita boa qualidade. As músicas são líndissimas, bem produzida, quem quiser ouvir um cd de qualidade e está saturado destes mesmo cantores de sempre é uma boa porque o cd é muito bom. Destaque para a música título, a regavação de "Cavaleiro do céu" e a "Simplismente Jesus" com participação de Janeh e Fael Magalhãs, simplismente perfeita, uma música de adoração belíssima. É tão bom que depois comprei o original pois é um cd que vale a pena comprar. Então, continuem aí com as analises e com as indicações.

    ResponderExcluir
  18. O cd realmente está brilhante! Penso que irá superar o "Quebrantado Coração". Quanto a música "Serpentes no Deserto", nos 0:16", não acham que ela lembra "É proibido pensar" do João Alexandre?

    ResponderExcluir
  19. a acho que esse cd só não superou o quebrantado coração, mais é impressionante a paz de espírito que esse cd traz...

    ResponderExcluir
  20. quero a fernanda brum fazendo comercial de cabelo...gente ta aki para mandarem email para a EMPRESA PANTENE:http://www.pantene.com.br/pt-BR/articleDetails.jspx?articleId=Contato

    ResponderExcluir
  21. Dando mais umas lidas nas matérias deste blog percebi...

    Ele só se destina a falar mal das pessoas.

    Não tem mais o que fazer.

    Vai orar! Antes orar do que falar mal!

    Doeu?? Doa a quem doer não é este o nome do blog.

    Seja forte de aguentar as opiniões dos outros também.

    Quer reclamar?? Meu Twitter: MCFmatheus

    Vai lá... dou minha cara a tapa pra quem achar ruim.


    A sua verdade como está escrito no "Atenção" é somente falar mal dos outros.

    P.S.: Vamos orar uns pelos outros?
    Muitas pessoas precisam da Palavra de Deus enquanto estamos aqui discutindo futilidades.

    Matheus Comba Ferreira - Nova Friburgo - RJ

    ResponderExcluir
  22. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  23. olha eu gostei muito do cd !
    mas estou mais surpresa com a avaliação do blog,pq so sabem detonar e olha que é a FERNANDA BRUM......
    parabéns so blog !
    esse cd está realmente bom !

    ResponderExcluir
  24. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  25. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  26. Este Cd me lembra bastante o "Oque diz meu coração" e concerteza podem escrever isto:
    VAI SER O CD MAIS VENDIDO ENTRE TODOS DA FERNANDA BRUM!!

    Só não concordo quando dizem q "a visão da glória" não é boa, Pelo amor de Deus leiam Isaías 6 e entendam o prósito de Deus.

    Outra coisa.. Fernanda Brum ministra muito melhor do q a Eyshila, ((NÃO EXALTANDO A FERNAN DA, TODA GLÓRIA PARA DEUS)) mas a ministração poderosa Cujo Fernanda Brum é o canal surpreende mesmo.

    EU NÃO ENTENDO COMO MARINA ESTÁ NO GRAMMY E FERNANDA NÃO! ~~ MAIS ELA AINDA TEM MUITO ESTRADA PELA FRENTE!

    A que mais vende no voices e não perda mais em vendagens para Aline B. ((pelo menos até Aline la~çar o novo albúm))

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. este cd e outros atrás muito bom mesmo parabens FB você é uma das melhores cantoras gospel. se DEUS permitir você vai ganhar o Grammy porque você merece por tudo o que vc passou e lutou só vc e DEUS sabe das dores e sofrimentos e ainda ter força pra cantar gravar um cd ... mas enfim vc superou tudo DEUS te deu vitoria... MARAVILHOSO ESTE CD AGRARDANDO O DVD COMPRO TODOS OS SEUS TRABALHOS SIM PORQUE EM 1ºSEI QUE TODO SEU TRABALHO É D+ E NUNCA É IGUAL AO OUTRO e 2º PORQUE DEUS TOCA NO MEU CORAÇÃO PRA TE AJUDAR NANDA PORQUE SEI QUE VC VIVE DISSO LOUVO A DEUS PELA TUA VIDA...

    ResponderExcluir
  29. para MATHEUS dono do Twitter: MCFmatheus.
    concordo com você a cada palavra tudo o que escreveu é verdade não podemos criticar as pessoas mais aprendi em 1 ano de ministerio e comunhão com DEUS que devemos orar uns pelos outros e fica na paz porque se não for de DEUS esse blog ELE tira... NAO MECHE COM UM UNGIDO(A) DE DEUS POIS É BRINCAR COM FOGO É MEXER COM DEUS E A MAO DE DEUS PESA OUÇO ISSO SEMPRE!!!...

    ResponderExcluir
  30. FERNANDA SE DEUS TE CHAMOU QUEM HA QUE TE CONDE NE<FAZ A OBRA dELE, CANTA, POIS SOMENTE QUEM EXPERIMENTA A GLORIA DE DEUS E QUE LOUVA A ELE SEM OLHAR DEFEITOS<GOSTEI DOS COMENTARIOS MAS O MEU E ESSE!!!ALIAS VAMOS GANHAR O GRAMY PRA MOSTRAR QUE A GLORIA DE DEUS E ASSIM!!!ASS/JAMERSON DE ASSIS!

    ResponderExcluir
  31. Olha vou ser totalmente sincera
    de TODOS os cds da Fernanda, esse foi o q menos gostei
    Sei que ela quis inovar, mas não ficou tão bom quanto APENAS UM TOQUE (que amo todas as musicas).
    Algumas músicas se salvam, inclusive A VISÃO DA GLÓRIA.
    Mas Cds são assim, não é pq ela tem uma voz ungida e maravilhosa q sou obrigada a gostar das músicas ou melodias
    Pronto falei *-*-*-*-*--*-*-*-

    ResponderExcluir
  32. Vou ser sincero,eu amo os trabalhos de Fernanda Brum só acho que quem critica muito eu acho que pode fazer melhor!!Além toma cuidado com a lingua sobre um servo de Deus pq da mão Deus ninguem livra,chega de piadas de coisas insanas contra os servos de Deus,Deus abençoe o ministerio da Pastora Fernanda Brum tenho todos o cd dela!!ea minha vida é abençoada de uma tal forma que eu posso abençoar atravez do Espirito Santo de Deus os meus Irmãos!!

    ResponderExcluir
  33. eu gostei ....
    quem escreveu isso dopavão pavãozinho quebro a cara pois a nanda gravooclip dessas musicas em tds esses lugar háhá !!!

    ResponderExcluir
  34. que a verdade seja dita o cd impressionou alias impressionar é coisa que diversos artistas da musica gospel vem fazendo ta certo que as vezes o tiro sai pela culatra mais dessa vez acertaram em cheio o cd é muito legal mostra novos ritmos mais não esconde os ritmos que consagraram a artista uma coisa é fato ela canta muito e a mk fez mais um belo trabalho parabens mk parabens fernanda brum mais aos fãs enlouquecidos alucinados maluquinhos e istericos vamos parar com isso né vamos adorar a deus ok

    ResponderExcluir